O sonho de muita gente queima junto com as fantasias, alegorias e adereços. Por muitos e muitos meses uma comunidade é inflamada aos poucos pela escola de samba e por aqueles que dela respiram durante todo o ano. O desfile estava sendo preparado nos barracões a pelo menos 4 meses a partir de um trabalho árduo de colocar em prática toda uma fantasia vinda das mentes mais loucas e ousadas. As fantasias um tanto quanto non-sense e abstratas são frutos da dedicação de gente que só quer ver sua escola brilhar na avenida, muitas vezes ignorando todas as cifras que existe por trás de toda essa festa.
Velha Guarda da Mangueira |
Não vou entrar em assuntos como rebaixamento de escolas ou de quem vai sair a grana para a reconstrução da área e também do material para o desfile das escolas atingidas. Acidentes acontecem, mas é inadmissível que o sistema anti-incêndio não tenha funcionado em nenhum barracão. Que tipo de manutenção temos na Cidade do Samba, onde guardamos todo o material usado na festa que mais traz dinheiro para o Rio de Janeiro? Será que dessa vez vão aprender? Quantos incêndios ou tragédias de qualquer outro tipo irão acontecer ainda por falta de prevenção?
Tragédia do Morro do Bumba |
Sonhos de gente humilde se misturam aos sonhos de gente muito rica, assim como a decepção com esse incêndio atinge a todos. Mesmo estando cada vez mais comercial, você gostando ou não o carnaval do Rio é uma manifestação cultural como o Olodum na Bahia, os bois de Parintins e Maranhão, o frevo em Olinda, como tantos outros. Que esse incêndio queime dentro de cada componente das escolas e que esse seja o carnaval da superação. Que o pó vire luxo novamente.
E viva a Mocidade!
2 comentários:
Quaisquer providências que se tome para que as escolas envolvidas no acidente não sejam prejudicadas, será com certeza apoiada por todos que se sensibilizam com tanto trabalho perdido.
Coragem, Grande Rio, União da Ilha, Portela...,
Brilharão com certeza nesse carnaval, não com luxo material, mas com muita alegria em seus corações e muito samba no pé.
Valeu Bruno.
E Viva Mangueira!
Paulo Chagas – É.
Postar um comentário