segunda-feira, 14 de março de 2011

Entrevista - Cátia e Davi

A segunda entrevista da Coluna do Simas é com a dupla Cátia e Davi. Eles descobriram um ao outro como amigos para a vida e também para a vontade de fazer música. Nem Cátia nem Davi sabem tocar algum instrumento, e para fazer suas músicas acharam um jeito diferente.

Coluna do Simas: Como surgiu a relação de vocês com a música e depois a relação da música com vocês como uma dupla?

Davi: Nossa relação com a música existe desde sempre! Na infância e adolescência a Cátia teve influências de Elis, Gal, Bethânia, Fátima Guedes, Barbra Streisand, Dionne Warwick, entre outras, mas nunca tinha pensado em cantar profissionalmente e nem feito música. Quanto a mim, a música esteve presente na minha vida desde que me entendo por gente! Lembro-me de quando criança, já adorava meus discos de vinil, desenhava capas em folhas de cartolina, escrevia versos. Aos 17 fiz minha primeira composição, um louvor, enquanto fazia parte de uma igreja evangélica e lá cheguei a participar de festivais de música, corais, etc. Algum tempo depois me afastei da religião e não fiz mais nada relacionado à música até cruzar com a Cátia.
 Quando nos conhecemos, ela estava passando por uma fase emocionalmente difícil e decidiu fazer um registro pessoal em estúdio de algumas músicas de sua predileção. Como já havia percebido que tínhamos em comum o amor pela música, me convidou para gravarmos um dueto e dei algumas sugestões de repertório. Foi aí que me passou pela cabeça que esse registro deveria ter algo inédito e fiz Constelação, baseado numa história de amor de conhecidos. Antes de gravar Constelação, Cátia conheceu a sensação de estar em estúdio, fazendo uma participação na gravação de minha segunda música, que fiz para dar de presente de aniversário de namoro. A partir daí, nos empolgamos e não paramos mais!
 

CS: Como é o processo de criação das letras? Os dois compõem? Existe algum processo a ser seguido?

Cátia: Davi e eu compomos e não há um processo a seguir. Tudo simplesmente flui. Ele consegue ouvir um desabafo, uma conversa sobre vida, valores, medos, amores e transformar isso em versos, melodias. Elas também podem simplesmente surgir e no caso dele, geralmente as melodias vêm com as letras.
Costumo dizer que foi o Davi quem trouxe a tona minha capacidade de criar, pois só comecei após nossos caminhos se cruzarem. Já compus a partir de uma frase de um livro que me agradou, já sonhei com melodia, na qual o Davi colocou a letra e dei uns toques, já “recebi” músicas prontas em minha cabeça. Em alguns casos isolados, escolhemos seqüências aleatórias de acordes no PC e daí surgiram algumas de nossas “filhas”. Ao final de cada uma delas, damos uma revisada nas letras, para verificar se algo pode ser melhorado em termos de português e sonoridade. Acho importante frisar que foi ele quem fez a maior parte de nossas músicas, mas mesmo quando criamos algo separadamente, estamos sempre pensando no que o outro vai achar ou no que pode acrescentar. Como temos plena consciência de que tudo começou a partir de nosso encontro, todas as filhas têm pai e mãe, são registradas no nome dos dois.


CS: Vocês não são instrumentistas e mesmo assim os créditos para as melodias são de vocês. Como foi a descoberta do programa “Jam Studio”?

Davi: Quando compus a minha primeira música desse período de parceria com a Cátia, pedi a um amigo que pusesse os acordes nos devidos lugares. À medida que outras foram surgindo, percebi que não podia depender o tempo todo de terceiros. Pensei em algum software que pudesse me ajudar, começando uma verdadeira peregrinação na internet atrás de algo que desse forma ao que eu tinha em mente. Cheguei ao Jam Studio, que caiu como uma luva. Nele tenho sons de diferentes instrumentos em vários acordes pré- gravados. O Jam nos possibilitou muitas coisas, já que não sabíamos tocar nenhum instrumento musical. Os arranjos de todas as nossas músicas foram feitos nele.
Nosso encontro originou coisas que adoramos e às vezes me pergunto como consegui fazer todos os arranjos, já que só agora, dois anos depois de tudo iniciado, aprendi a “arranhar” algo no violão, antes não tinha noção nenhuma de qualquer instrumento musical.


Cátia e Davi


CS: Nas duas músicas que estão no Youtube, a já citada “Constelação” e também “No Escuro”, o andamento é bem lento e o clima delas bem parecido. O “Jam Studio” dá a sonoridade que vocês buscam?

Cátia: Não. O Jam é limitado, em termos de tipos de instrumentos, não permite improvisos, solos... Temos muitas coisas em mente, como por exemplo, a utilização da gaita, de uma percussão mais marcada, mas ele não nos dá a possibilidade. Como no momento não temos condições de contratar músicos que façam exatamente o que queremos, ele nos atende, pois conseguimos ver a viabilidade musical de nossas idéias, mas o nosso desejo é vê-las tocado por músicos reais e da forma que imaginamos.


CS: “Constelação” teve a voz gravada em estúdio, porém “No Escuro” não se vê a qualidade da gravação vocal vista em “constelação”. Por que colocá-la no Youtube assim mesmo?

Davi: A gravação de No Escuro não foi feita com o objetivo de divulgação. Mostramos nossas músicas para um cantor em fase de captação de repertório e ele se interessou por três, dentre elas, uma em espanhol chamada “La Oscuridad”, mas perguntou se tínhamos uma versão em português. Gravamos “No Escuro” no PC de casa, apenas para mostrar a ele. Como eu estava em uma fase de desestímulo e o momento foi muito prazeroso, senti vontade de colocar no Youtube e fiz uma surpresa para a Cátia. Temos consciência de que a qualidade está inferior, se comparada a Constelação, mas o valor emocional fez valer a postagem e o feedback tem sido bom.


CS: Existe algum objetivo além do prazer de estar fazendo música?

Cátia: Quando começamos a compor, tudo era feito apenas pelas horas agradáveis que passávamos juntos, mas mostramos para alguns conhecidos e parentes e eles gostaram. Uma colega do nosso trabalho mostrou Constelação para o tio, que conhecendo apenas essa, se prontificou a nos ajudar, pagando nosso primeiro lote de registros! Nunca vamos esquecer e somos muito agradecidos a ele por acreditar em nós. Nosso objetivo é proporcionar prazer e emoção com nossas músicas e isso tem acontecido, pois muitos são os que ouvem, gostam e dão força para continuarmos. Se as pessoas estão sendo tocadas de alguma forma, o objetivo está sendo atingido.

Constelação




No Escuro






7 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito, mas sou suspeita!! Rsrsrs...

Andrea Cantoni disse...

Duas pessoas de talento e sensibilidade! Beijos aos dois.

Carlinha AS disse...

Amei!
Bem, tive o prazer de conhecer essas duas pessoas maravilhosas, de uma energia contagiante, as horas que passamos juntos passaou muito rápido de tão gostoso que foi, conversamos sobre várias coisas e tive a oportunidade de escutar várias composições dos dois que são de uma profundidade e sensibilidade muito grande. Desejo todo o sucesso do mundo para vocês.
A entrevista foi ótima e espero que todos possam desfrutar da beleza dessa dupla. E meu marido mais uma vez de parabéns pelo post maravilhoso e por mostrar talentos novos da nossa música

Anônimo disse...

Sem dúvidas a voz da Cátia é mais uma jóia rara na mpb brasileira.E Davi que sabe esculpir esta beleza!! Sou fã dos dois a algum tempo e sempre acompanho os trabalhos. Aqui em Natal RN uma das que mais ouço em meu celular é "constelação". Adoraria ouvir a Cátia cantando um blues ou jazz mesclado com uma alternativa.

Abraços e vamos aguardar o primeiro disco!!

Alberto.

Marly Chagas disse...

Terei o prazer de conhecer Davi.
Sem conhecê-lo, tenho certeza, que sendo amigo de Cátia, ele é uma pessoa do bem e de um interior voltado para Luz, vivendo igual a um Girassol.
Parabéns amigos pela beleza de vosso trabalho. Nos leva a emoção.
Cátia ontem, Cátia hoje.
Parabéns minha Amiga.
Vocês merecem toda essa conquista.
Beijos e Sucesso.
Bruno: "Entrevistas como essa, nos encorajam para seguirmos em nossas conquistas."

Anônimo disse...

Gostei muito da entrevista. Sorte para os dois.

Flávio Silvino disse...

Sou amigo da Cátia, e posso dizer que, além de cantar divinamente é uma pessoa fantástica. O Davi canta e compõe muito bem! Quero parabenizar os dois, e dizer que estou torcendo para que conquistem o que desejam, pois, eles tem muito talento. Boa sorte aos dois.
Um beijo minha querida amiga!