terça-feira, 8 de março de 2011

Anedotas ultrapassadas

Ela já foi alvo de estudos por gente do calibre de Freud. Para Marvin Minsky, é com ela que o cérebro aprende o nonsense.Acreditam também que ela é super saudável, pois libera endorfina para o corpo, além de diminuir a tensão. Ela é filha da ironia. Ela é a Piada.

Existem piadas de todos os tipos, de todos os tamanhos e temas. O diferencial é quem está contando-a. Quem nunca passou por um momento constrangedor de contar uma piada e todos continuarem olhando para você, como se perguntassem qual o sentido delas no universo? “Acabou, era só isso?” O não esboçar de um sorriso é um ato cruel para quem está se esforçando para contar a piada, mas na maioria dos casos o contador faz por merecer. Sabe aquele seu primo ou cunhado que tira onda de piadista? Você sabe do que estou falando né...

Eu mesmo tornei-me uma pessoa com outro senso de humor depois que passei pela EFOMM. Lá encontrei pessoas que cultuavam a piada ruim, faziam dela uma maravilha tornando-a muito engraçada entre elas. O estilo preferido era o trocadilho, com o meu nome virando Simasturba, por exemplo. Entrei um péssimo contador de piadas e saí um péssimo contador de piadas horríveis. E me orgulho disso.

 O bom contador de piadas tem o dom do ritmo, pois uma pausa muito grande ou muito pequena pode tirar toda a graça de sua anedota. O bom contador de piadas consegue fazer você achar graça até de piada que você já tenha ouvido. E todo ano tem um bocado delas.
Vendo o desfile da Mangueira, vi um comentário do Hélio de La Peña em que ele perguntava ao Nelson Mota se ele sabia quando tinha nascido a piada de ver a Mangueira entrar. Não adianta, todo carnaval você vai ouvir essa piada! Você pode viajar para um lugar calmo, isolado do universo carnavalesco, mas quando você for à padaria comprar seu pão de todo dia você vai ouvir alguém fazendo a bendita piada.


pavê ou pacumê?


Assim como todo ano você vai ouvir as piadas sobre o pau de sebo na época de São João, do Niemeyer e Highlander, o Corinthians na Libertadores e lógico, a célebre “é pá vê ou pá cumê?”. Assim como toda a piada elas também tem a hora certa para sair das bocas rumo aos ouvidos alheios. O difícil mesmo é convencer algumas pessoas que o dom delas de contar piadas é nulo! Mas pelo menos ela se diverte, nem que seja sozinha.


 

8 comentários:

ovelha disse...

muito bom cara, fico muito feliz por você ter tocado no ponto das piadas, até pq eu gosto muito delas, ainda que quase nunca seja feliz contando uma, mas o que é mais legal é achar legal as píadas ruins que são contadas e rir ainda que sozinho com elas e nesse caso eu sou expert...
rio das minhas piadas ainda que sejam horríveis mas quando são ruins eu admito que são, mas em fim muito bom hehe

Carlinha AS disse...

ADOREI!!! Dei boas risadas lembrando das "belas" piadas da EFOMM que eu era, ainda sou, obrigada a ouvir não só de vc mas do Cardil, Tito,Chagas ...sabe essas coisinhas raras!!! Acabei de lembrar da maravilhosa piada que vc contou do fotógrafo!
E meu irmão é um caso a parte contando piadas, né Ovelha?!

Paulinhaaa disse...

TÁ MARA....o Simasturba foi ótimo! quem teve a brilhante idéia???? bem.. pensar nos meninos no EFOMM realmente devia sair muita besteira mesmo.
Mas como sempre eu adoro.. e sempre que ouço uma piada sua, inevitavelmente...CAIO na gargalhada...(ops... sem querer achei uma piadinha pro ovelha.. hahahaha).
Enfim não sei se elas são boas mesmo ou se sou que sou muito boba... enfim, difícil saber! mais uma vez.. adoreii dar minha espiadinha por aqui, mesmo não sendo BigBrother, bjosss

Marly disse...

É isso, tenho mais uns 32 anos que você, e, realmente é isso que acontece: as piadas repetidas e os sorrisos de quem está farto de ouví-las.
Mas, como o mais importante de tudo isso é ser feliz, vamos torcer para que o número de contadores de piadas engraçados aumentem para a felicidade de todos.
Beijoquinhas

Luciana Mota disse...

(comentando d novo...aahaahahaaa)
eu sou péééssima contadora d piada mas adooooro ouvir uma piada bem contada! nada como dar gargalhada dakela piada sem graça neh? ahuahauaaa
piada naum tem jeito, soh eh um bom contador akele q nasceu com o dom rs
bjos!

Rodrigo disse...

my god!!! a piada do pave!! naaaaaoooo!! nunca mais faça essa piada!!
é o exemplo perfeito de piada velha que é engraçada justamente por isso: todo mundo já ouviu, ninguem espera q ela seja feita de novo e eis que o maior humorista da mesa brada, triunfante, "eeeeentaoooo...é pavê ou pacumê?". hauahuahuahau

baby disse...

_Kolonne laget gratis av Bruno SIMAS, komponist, musiker, ingeniør offiser,
Flamengo Rio de Janeiro og????

_ O que?

_PURRRRR!!! huahuahaha

Thierre disse...

hahahahaha
Mto bom lembrar de piadas de efomm rsrsrs. Cara, a piada depende mto do humor de quem ta ouvindo a piada tb ... eu msm tenho dias q rio de qqer palhaçada ... e outros em q não consigo achar graça de nada. O importante pro piadista (seja ele bom ou ruim) é não se deixar levar pelas pessoas q estão num dia ruim e podem fazer vc achar q uma piada excelente seja ruim.
E falando em piadas ... a cara de pau conta mto tb ... é assim q às vezes uma piada ruim pode ficar boa ... não pode ter vergonha de falar aquela coisa ridícula, mas q com certeza todo mundo pensou rsrsrs
E falando como mau piadista de piadas ruins ... o importante é fazer rir, seja da piada propriamente dita ... seja de vc msm por contá-la.