terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Salve a Mocidade!

O carnaval vem chegando! Sempre gostei bastante do aspecto democrático que a festa impõe, mesmo que hoje em dia não seja em todo lugar. Cresci meus carnavais em Muriqui, e lá os carnavais eram ótimos até o início do século atual, com espaço e opções para todas as idades e blocos. O meu carnaval mais marcante foi o de 96. Entre Romário no Flamengo, Cavaleiros do Zodíaco e Mamonas Assassinas uma paixão fortaleceu-se nesse ano. Uma paixão chamada Mocidade Independente de Padre Miguel.




Quem me conhece desde moleque ao ler isso irá me chamar de hipócrita, pois nunca nem fui à quadra da escola, mas naquele ano me emocionei tanto na apuração que saí pela rua gritando que nem um louco pela conquista do título, como se tivesse sido um do Flamengo. Depois disso não parei mais de acompanhar todo ano o desfile da Mocidade e de sofrer com as notas baixas que a escola sofria. O carnaval do circo, da doação de órgãos, desfiles que realmente mereciam o título. Fico impressionado a influência da escola em toda aquela região da Zona Oeste do Rio, mesmo não sendo uma escola dos primórdios como a Mangueira e Portela.

A Mocidade é conhecida por sambas vibrantes e de fácil identificação com o grande público, e esse ano não foi diferente. Um samba muito empolgante veste o enredo "Parábola dos Divinos Semeadores", que contará na avenida desde o derretimento do gelo do planeta até a onda de preservação do ambiente de hoje em dia. O refrão fácil promete empolgar a torcida na arquibancada, mas também peca pela falta de preocupação com a parte poética, tendo versos simples e rimas muito previsíveis. O samba está à altura dos melhores sambas desse ano. Como todo ano, estou confiante na minha Mocidade!



Alô bateria nota dez! Vamô lá! A hora é eeeeeessaaaaaaa!!


3 comentários:

Anônimo disse...

Putz! O chato é que sabemos da robalheira neste meio.... A quadra da Mocidade é fascinante!!!! Também sempre estarei na torcida!!! Seus textos estão ótimos! Te amo!!!
" Padre Miguel, Padre Miguel.... olhai por nós!!!!!"

Marly disse...

Vi meus filhos crescerem torcendo de coração pela Mocidade de Padre Miguel. Me emociona até hoje, lembrar, na apuração, o sofrimento de todos, torcendo por suas escolas.
Nossa união sempre foi tanta, que no final comemorávamos a Campeã, sendo qual fosse.
Legal mesmo, era quando a Mocidade de meus filhos ganhava. Aí a farra era maior.

Pacha disse...

Bruno Simas - Depois disso não parei mais de acompanhar todo ano o desfile da Mocidade e de sofrer com as notas baixas que a escola sofria.

Paulo Chagas – Como a mudança é uma certeza, haverá um dia em que Bruno mudará seu ritual carnavalesco e na Mocidade desfilará.