terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Falta do Risco

Quando você vai na casa de alguma tia ou da sua avó para apresentar seu novo namorado(a), inevitavelmente ela vai mostrar fotos para ele. Isso é inevitável! Mas até que ano essas fotos vão? Já repararam que chega uma época em que não existem mais álbuns de fotos impressas (ou reveladas, como antigamente)?

Quantos momentos constrangedores não existirão mais para as gerações futuras, ou alguém acha mesmo que o adolescente de 2023 vai mostrar aquela foto dele com sete anos, pintado de índio e totalmente pelado no quintal da casa da avó? Se bem que acho difícil que essas coisas ainda aconteçam, essas crianças de hoje em dia não sabem nem brincar de queimado!

E o que dizer das fotos da época que não existia o photoshop? Quantas e quantas vezes você teve que aturar seu novo amor vendo aquelas fotos em que você saiu com a cara toda esquisita, com um olho menor que o outro, acabando de acordar, com cara de doente, com uma espinha imensa no meio do nariz... Entre tantas outras, coisas que hoje ou você apaga logo depois que bate a foto ou então melhora em um minucioso (ou não) trabalho em um programa de retoques.

É lógico que acho as máquinas digitais algo espetacular, porém acho que acaba com algo que eu sinto muita falta: o risco. Essa coisa de não queimar a foto, de você apagar a foto se alguém passou na frente, tem vezes que acho tudo um saco! Li uma reportagem de uma loja que só vende máquinas analógicas modernas e fiquei fascinado por ter uma. Infelizmente não guardei a reportagem (devia estar num consultório ou algo assim), mas vou pesquisar e se achar coloco informações aqui.





Finalizo com o que vocês já devem ter notado, estou doido para comprar uma câmera analógica. Pra quê? Oras, pra mostrar para meus genros e noras fotos dos meus filhos pelados aos sete anos, com espinha na cara, acabando de acordar, com a boca suja de macarrão ... 

10 comentários:

Anônimo disse...

Só você!!!!
Te amo!!!

Rodrigo disse...

humm, admiro e aprecio a nostalgia mas... oq impede de mostrar/revelar as fotos digitais? =D

Bruno Simas disse...

o grande lance não é a revelação, mas sim o risco da sua foto ficar ruim e vc não ter como consertar nem simplesmente apagar...meio louco, mas eu gosto disso!

baby disse...

eu tenho duas maquinas semi-profissionais e umazinha que deve ter uns 30 anos. quer?

Bruno Simas disse...

pô, se quiser se desfazer com certeza quero sim!

Unknown disse...

ei Simas
eu concordo com vc cara...
achava tão legal as fotos avacalhadas que saiam antigamente...
bons tempos
=]

Unknown disse...

Bruno o mais louco de tudo deve ser quem tabalha revelando essas fotos que deve imaginar que situação era aquel apra sair auela foto....pq vc com a foto na mão pode reconstruir a historia para a pessoa que houve mais a pessoa que revela naum vai hiscutar sua versão da foto....
isso eh muito louco....adoro foto de polaroide.....tenho uma em casa,,....uma Kodak....1980

Thierre disse...

Eu acho massa aquelas fotos antigas e avacalhadas em que ninguem tinha como "fotoshopear" ou algo assim, mas vocês percebem que com essas câmeras digitais as coisas ficaram melhor ainda. Digo, não tem mais problema quanto a espaço, filme e tudo isso ... e por isso fica mais fácil tirar qualquer foto ... sem se preocupar em ficar fazendo pose ... sorrir pra foto e etc. Claro, vai tudo da criatividade de quem usa ... se pegarem no meu computador a quantidade de foto ridícula e constrangedora haha ... eu só acho graça. No Photoshop!!!

Paulo Chagas disse...

Bruno Simas - Acha mesmo que o adolescente de 2023 vai mostrar aquela foto dele aos sete anos pintado de índio e totalmente pelado no quintal da casa da avó?

Paulo Chagas – Claro que vai, pois serão mostradas por outras pessoas que infalivelmente as guardarão, pois elas estarão nos celulares e mídias outras que já existem e que existirão. Ninguém mais será dono de si, ou será que é?

Bruno Simas - Quantas e quantas vezes você teve que aturar seu novo amor vendo aquelas fotos em que você saiu com a cara toda esquisita, com um olho menor que o outro, acabando de acordar, com cara de doente, com uma espinha imensa no meio do nariz...

Paulo Chagas – Você mesmo, riscou a face de todas as pessoas consideradas véias! Não terias rasgado as que se sua fisionomia lhe parecesse ridícula? Claro, todas estariam rasgadas, pois nós nos sentimos ridículos ao nos vermos retratados em nossos momentos sem pôse.

Bruno Simas - Finalizo com o que vocês já devem ter notado, estou doido para comprar uma câmera analógica. Pra quê?

Paulo Chagas – Para ser mais um retrógrado. Tudo continua igual, aproveitando a oportunidade, vou mandar-lhe uma máquina de escrever. Com ela poderá escrever os seus textos usando corretor ortográfico e ou reescrever toda uma folha por ter esquecido de inserir uma palavra e ou uma frase. Após isso é só passar o texto por um scanner e postá-lo em seu Blog. Fácil, fácil ...

Bruno Simas disse...

O que eu mais quis passar no post foi o grande barato que eu sinto em ter as fotos na mão e não em uma mídia digital. É o que sentem as pessoas que curtem ouvir vinil até hoje, ela tem a música, elas pegam na música. Levar em um pendrive é muito diferente, você sabe que está ali, mas nem sabe direito como ela se armazena ali. Coisas de gente retrógada...quanto a máquina de escrever, agradeço muito, mas não precisa enviá-la.